Publicidade

O Banco de Portugal acredita que as medidas implementadas ajudarão a reduzir a fraude.

Publicidade

A partir de 20 de maio, as transferências bancárias nacionais terão algumas mudanças que visam diminuir os casos de fraude, segundo o Banco de Portugal.

Uma das mudanças é a necessidade de confirmação prévia do beneficiário do dinheiro. Ou seja, antes de concluir a transferência, será possível visualizar o nome da pessoa ou entidade que receberá o dinheiro, seja em caixas automáticas Multibanco, em homebanking ou através de aplicativos móveis dos bancos.

Essa funcionalidade estará presente também nos débitos diretos para assegurar que o devedor é o titular da conta a ser debitada.

O Banco de Portugal acredita que essas medidas ajudarão a reduzir os riscos de fraude, minimizando a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados.

Além disso, a partir de 24 de junho (com execução gradual até setembro), será possível realizar transferências entre contas bancárias nacionais apenas informando o número de telefone do beneficiário. Essa facilidade, atualmente disponível na rede MBWay, será estendida a todas as transferências realizadas em homebanking, aplicativos móveis dos bancos ou ao balcão.

No caso de transferências para empresas, será possível informar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa).

Nesse sistema, chamado de “proxy lookup”, os usuários devem associar seu número de telefone a uma conta, podendo ser um número estrangeiro.

Está a pensar em transferir o seu crédito habitação? A Sheer Capital Consultoria é a sua solução! Peça a sua proposta aqui e descubra como podemos tornar esse processo simples e vantajoso para si. Não perca tempo, aproveite agora mesmo os nossos serviços especializados em transferência de crédito habitação e garanta as melhores condições para o seu imóvel. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para uma tranferência de crédito habitação descomplicada e com as melhores condições do mercado.

Publicidade